Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Reunião de outubro tem duas aulas excelentes

Foi excelente nossa Reunião deste mês com a presença do Dr. Sérgio Canuto (AL), presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e coordenador do Serviço de Cirurgia do Joelho de Santa Casa de Misericórdia de Maceió, falando sobre “Como abordar a lesão do ligamento colateral medial e canto póstero-lateral”, e da fisioterapeuta Dra. Cintia Lopes Ferreira (SP), membro do Napam (Núcleo de Apoio à Pesquisa em Análise do Movimento), que falou sobre “Fatores Neurais e as Alterações de Movimento na Dor Femoropatelar”.

Em sua aula Dr. Canuto abordou a técnica que ele descreveu para a abordagem desta lesão, que muitos colegas no Brasil também já utilizam. Ele trouxe um pouco da literatura, mostrou casos e falou sobre resultados, compartilhando sua experiência com os participantes da aula.

Dr. Canuto ressaltou que as lesões mediais são duas vezes mais comuns no sexo masculino, em esportistas (futebol, esqui, basquete), a maioria são lesões isoladas. Segundo ele, os pacientes com lesão do LCA e grave lesão medial do joelho devem ser beneficiados com o tratamento cirúrgico e que a lesão medial nem sempre cicatriza com brace.

Em sua aula Dra. Cintia falou sobre a trajetória do laboratório de pesquisa NAPAM nos estudos da dor femoropatelar e como chegaram ao trabalho premiado no congresso da Sociedade Brasileira da Análise Clínica da Marcha e do Movimento Humano. Segundo ela, entender os fatores neurais podem ajudar a explicar as alterações de movimento destes pacientes e a complexidade da dor femoropatelar.

O artigo científico Bone Cement Hypersensitivity in Patients With a Painful Total Knee Arthroplasty: A Case Series of Revision Using Custom Cementless Implants foi apresentado pelo Dr. Marcel Funari Pagianotto, R4 da PUC-Campinas.

O GEJC tem como presidente o Dr. Wilson Mello e como vice-presidente o Dr. José Francisco Nunes. A coordenação das reuniões é do Dr. Gustavo Constantino de Campos e o Dr. Rodrigo Vasconcelos é o responsável pela parte da reabilitação.

 


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso