Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

GEJC realiza excelente reunião discutindo Ortobiológicos e Tendinopatia Patelar

Duas excelentes aulas na Reunião de Revistas do Grupo do Joelho de Campinas realizada ontem. O Dr. Marco Demange (DOT-FMUSP) abordou o tema “Ortobiológicos na Ortopedia”, trazendo um amplo panorama do arsenal existente na medicina regenerativa e inclusive abordou sobre a legislação atual no Brasil sobre esse assunto.

Na discussão, que contou com a opinião de outros participantes, foi falado como algumas abordagens, como o uso do Plasma Rico em Plaquetas (PRP), concentrado aspirado de medula, cultura de gordura microfragmentada, entre outras, podem ser incluídas no arsenal terapêutico das patologias ortopédicas, como a artrose, por exemplo.

Na aula do convidado da Fisioterapia, o tema foi a “Tendinopatia Patelar: Erros Comuns no Manejo e Conceitos Atuais de Reabilitação”, uma das causas mais comuns de dor anterior no joelho em atletas. Foi uma ótima apresentação feita pelo Prof. Drt. Rodrigo Scattone, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que mostrou as novidades atuais da reabilitação desta patologia.

E o artigo científico apresentado pelo Dr. Antonio Dabon, R4 da PUC-Campinas, trouxe uma discussão sobre a reconstrução do LCA, comparando pessoas com nível alto de atividade física que tiveram a reconstrução do LCA feita após 8 dias da lesão versus pacientes que operaram após 6 – 10 semanas da lesão. De acordo os autores, “a reconstrução na fase aguda mostrou resultados clínicos superiores e poderia ser realizada com segurança, sem aumento do risco de desenvolver artrofibrose”.

O GEJC agradece a participação de todos e em setembro tem mais!

Wilson Mello – Presidente do GEJC

José Francisco Nunes – Vice-presidente do GEJC

Gustavo Campos – Coordenador da reunião


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso