Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Reunião de Revistas de alto nível científico

Mais uma Reunião de Revistas de alto nível científico do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas. Nesta terça-feira, 20/04, contamos com os convidados Dr. Rodrigo Salim, USP-Ribeirão, que fez uma excelente apresentação sobre "Tratamento cirúrgico do cruzado posterior", e Dr. Adriano Pezolato, da Effective Fisioterapia de Ribeirão Preto, que abordou "Atualidades em terapia manual nas lesões do joelho."

Dr. Rodrigo Salim mostrou sua experiência no tratamento cirúrgico do cruzado posterior, lesão que responde por cerca de 3% dos problemas de joelho e que é um desafio para o tratamento. Em seu resumo final ele considerou que o tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, deve-se observar a localização da lesão e lesões associadas – raramente a lesão do cruzado posterior é isolada – e que não há técnica padrão ouro. Sua técnica de preferência é a “onlay”.

Dr. Adriano Pezolato falou sobre as evidências que mostram alterações em mecanismos neurofisiológicos de modulação da dor em pacientes com osteoartrite de joelho e síndrome da dor femoropatelar. Ele também discorreu sobre testes quantitativos sensoriais para avaliar a modulação condicionada da dor e assim predizer os efeitos de intervenções manuais comumente usados por fisioterapeutas no tratamento destas condições.

O artigo científico foi apresentado pelo R4 da PUC-Campinas Dr. Marcel Funari Pagianotto, e tratou sobre “o tubérculo adutor e sua importância para determinar o nível da linha articular na revisão da artroplastia total do joelho”.

A aula teve uma excelente participação de colegas ortopedistas e fisioterapeutas. Agradecemos os palestrantes pela contribuição ao nosso grupo e contamos com todos para a próxima reunião, em maio.

Wilson Mello – Presidente do GEJC

José Francisco Nunes – Vice-presidente do GEJC

Gustavo Campos – coordenador da reunião


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso