Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Sala virtual lotada para nossa segunda reunião de 2021

Tivemos a honra de realizar ontem mais uma Reunião Científica do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas de forma online tendo a participação de 65 colegas, entre ortopedistas e fisioterapeutas. Foram aulas dinâmicas, bem estruturadas e que prenderam a atenção e contribuíram para a atualização de todos.

O convidado para a aula de Cirurgia do Joelho foi o Prof. Dr. Carlos Franciozi, da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, que falou sobre “LCA Hot Topics: posicionamento dos túneis, técnicas e tipos de enxerto”. Foi uma excelente aula de atualização, em que apresentou um panorama baseado na literatura atual e falou de sua prática.

Na aula de fisioterapia, Luiz Scola, da equipe Physio&Science/Instituto Wilson Mello, abordou a “Reabilitação em artroplastia de joelho”, mostrando o que preconiza a literatura sobre o tema e explicando como é feita a reabilitação dos pacientes no IWM. O comentário dos cirurgiões foi de que o protocolo de reabilitação, desde o uso de andador e muletas, por exemplo, deve respeitar a individualidade de cada paciente e e sua confiança em assumir a autonomia para andar e executar suas atividades normais, porque o grande objetivo da reabilitação é devolver a função ao indivíduo.

O artigo científico apresentado pelo R4 da PUC-Campinas Dr. Renan Castanho de Campos Leite – “Prior Knee Arthroscopy Is Associated With Increased Risk of Revision After Total Knee Arthroplasty”, trouxe a discussão se o paciente que passou por artroscopia antes da ATJ terá problemas no futuro.

Agradecemos os palestrantes pela contribuição ao nosso grupo e contamos com todos para a próxima reunião, em abril.

 

Wilson Mello – Presidente do GEJC

José Francisco Nunes – Vice-presidente do GEJC

Gustavo Campos – coordenador da reunião

 

 

 


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso