Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Quarta reunião online da quarentena

O Grupo de Estudo do Joelho de Campinas fez na terça-feira, 21/07, sua quarta reunião de revistas no formato online devido à pandemia da Covid-19. Tivemos duas excelentes aulas, apresentação de um artigo científico e uma expressiva participação de colegas não só da região, mas de outras cidades.

A aula médica foi apresentada pelo Dr. Gustavo Campos (Instituto Wilson Mello/Unicamp) com o tema: Manejo da artrose baseado em alvos. Esse é um assunto que o Dr. Gustavo tem domínio por sua grande experiência, sempre destacando que as estratégias e as terapias existentes para tratar a artrose devem considerar a individualidade do paciente, pois nem tudo é para todos.  

Na área de Reabilitação, o fisioterapeuta Luiz Scola, da equipe Instituto Wilson Mello/Physio&Science, abordou o “Tratamento conservador nas lesões meniscais”, mostrando que não há evidência que apresenta diferença entre tratamento conservador e cirúrgico para dor e funcionalidade no caso de lesões degenerativas de menisco.

O artigo foi apresentado pelo R4 da PUC-Campinas/Instituto Wilson Mello, Dr. Michaell Dayvson Gonçalves de Lima. Publicado pela equipe do colega Bertrand Sonnery-Cottet, de Lyon, o artigo mostrou que atletas profissionais têm maiores riscos de desenvolver artrite séptica após reconstrução do LCA. “Vale de alerta para termos um cuidado maior quando vamos tratar um atleta profissional”, destacou o presidente do GEJC, Dr. Wilson Mello.

As reuniões do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas ocorrem sempre às terceiras terças-feiras do mês e contam com o apoio da Attis Medical. Em agosto tem mais.

 


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso