Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Reunião aborda instabilidade femoropatelar e FIFA 11+

Na terça-feira, 20 de agosto, o Grupo de Estudo do Joelho de Campinas realizou sua reunião mensal de Revistas recebendo dois palestrantes: o ortopedista Dr. Riccardo Gobbi, chefe do Grudo do Joelho da USP e delegado da Regional SP da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, que falou sobre Atualizações em Instabilidade Femoropatelar; e o fisioterapeuta Dr. Márcio Oliveira, do Hospital Home de Brasília, que abordou o programa Prevenção de lesões do joelho no esporte - Programa FIFA 11+.

A reunião começou com a apresentação do artigo científico Radiographic Landmarks for Femoral Tunnel Positioning in Lateral Extra-articular Tenodesis Procedures, feita pelo R4 Dr. Igor Pavesi. Em seguida, Dr. Márcio Oliveira falou sobre o programa FIFA 11+, contando toda a história de como ele surgiu e como está hoje, mostrando também os resultados que sua equipe teve com o programa em Brasília.

O FIFA 11+ foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisas Médicas da FIFA e validado por diversos trabalhos científicos, sendo adotado por clubes e equipes em todos os continentes. A metodologia contempla crianças, adolescentes, atletas amadores e profissionais de futebol e de outras modalidades. Os exercícios do programa contribuem para prevenir e reduzir o risco de lesões.

Fechando o encontro, Dr. Riccardo Gobbi apresentou sua aula sobre instabilidade femoropatelar, falando sobre a complexidade e a variabilidade dessa patologia e indicando que a decisão quanto ao tratamento deve se basear no equilíbrio entre as evidências científicas e a experiência pessoal do cirurgião. Mas destacou que na instabilidade com luxação o tratamento é reconstrução do LFPM e sem luxação o tratamento é conservador com reabilitação.

A reunião do GEJC ocorre toda terceira terça-feira do mês, com início às 19h30, no Vitória Hotel, em Campinas. O evento tem o apoio da Attis Medical.

 

 

 


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso