Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Reunião de alto nível científico sobre lesões condrais e prevenção de lesões esportivas

Com lotação completa, o Grupo de Estudo do Joelho de Campinas recebeu na noite de terça-feira, 16/07, dois grandes convidados para sua reunião científica e de atualização: a Profª. Drª Natália Franco Netto Bittencourt, coordenadora do departamento de fisioterapia do Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, e o Dr. Guilherme Gracitelli, da EPM/Unifesp.

Drª Natália, que já havia deixado uma excelente impressão em sua participação no 16º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas, mais uma vez apresentou uma aula de alto nível sobre “Novos paradigmas na prevenção de lesões no esporte”, mostrando como esse trabalho é realizado no Minas, clube que conta com 1mil atletas, 200 deles profissionais. 

Na aula de Cirurgia do Joelho, Dr. Gracitelli abordou o “Tratamento de lesões condrais: onde estamos hoje?”, mostrando alguns casos e compartilhando sua experiência nessa área, em especial sobre transplante osteocondral a fresco. Segundo ele, como critérios de indicação para o transplante estão idade do paciente entre 13 e 45 anos, lesão condral ou osteocondral;  etiologia diversas: osteocondrite dissecante, traumática, degenerativa, necrose avascular.

Na abertura da reunião, o R4 Dr. Cassio Lucas Dias do Prado apresentou o artigo: "Operative Time as an Independent and Modifiable Risk Factor for Short-Term Complications After Knee Arthroscopy".

A Reunião do Grupo do Joelho tem coordenação do presidente Dr. Wilson Mello e os responsáveis pelos convites aos palestrantes são Dr. Gustavo Campos (Cirurgia do Joelho) e Dr. Rodrigo Vasconcelos (Reabilitação do Joelho). O próximo encontro será no dia 20 de agosto, às 19h30, no Vitória Hotel. O evento tem o apoio da Attis Medical.

 


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso