Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Reunião lotada e de alto nível científico

A Reunião de Revistas do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas, realizada na terça-feira, 18/06, mostrou mais uma vez o grande interesse dos cirurgiões do joelho e fisioterapeutas de Campinas e cidades vizinhas pelo encontro sempre muito rico em conteúdo e troca de informações e experiências.

Ontem, quem compartilhou sua experiência na área da Fisioterapia para os cerca de 50 participantes presentes foi o Dr. Maurício de Camargo Garcia, do Instituto Cohen, de São Paulo, que falou sobre “Atualizações na reabilitação da sutura meniscal”, mostrando como é o protocolo no seu serviço e quais os princípios para uma boa reabilitação, destacando como de extrema importância a interface com o médico que fez a sutura.

Na aula de Cirurgia do Joelho, o convidado foi o Dr. Vitor Barion de Pádua, da Universidade de Marília, que abordou o “Ligamento anterolateral do joelho”. Dr. Vitor mostrou sua casuística de 76 pacientes e falou sobre os resultados, com quatro re-ruptura, explicando também sobre sua técnica cirúrgica. As indicações para a reconstrução do Ligamento Anterolateral, segundo ele, são basicamente as seguintes: atletas de alto nível, revisão do LCA, paciente jovem com menos de 20, Pivot Shift explosivo, LCA crônico, afundamento lateral, fratura Segond, hiperfrouxidão e hiperextensão.

O presidente do Grupo do Joelho de Campinas, Dr. Wilson Mello, destacou o alto nível das duas aulas e agradeceu aos convidados por dividir seu conhecimento e experiência com os colegas do Grupo. Para abrilhantar ainda mais a reunião o Dr. Vitor levou seu avô, Darcy Paz de Pádua, de 95 anos, para assistir à sua aula, o que foi uma honra para todos.

O artigo científico apresentado pelo R4 Dr. Renato T. Silveira teve como tema: “Adductor Canal Nerve Versus Femoral Nerve Blockade for Pain Control and Quadriceps Function Following Anterior Cruciate Ligament Reconstruction With Patellar Tendon Autograft: A Prospective Randomized Trial”.

A próxima Reunião de Revista do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas será no dia 16 de julho, às 19h30, no Vitória Hotel. O evento tem o apoio da Attis Medical.

 


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso