Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Reunião de Revistas do Grupo do Joelho de Campinas discute do LCP e CPL

O Grupo de Estudo do Joelho de Campinas discutiu na Reunião de Revistas desta terça-feira, 21 de agosto, a reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior e Complexo Póstero-Lateral recebendo o convidado Carlos Eduardo Franciozi, da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, que compartilhou sua experiência com o grupo mostrando inclusive os resultados de um estudo de coorte na reconstrução anatômica do Canto Póstero-Lateral com o uso de enxerto autólogo. Essa é uma técnica pessoal e o trabalho coorte sobre a mesma tem a aprovação e a participação voluntária do Prof. Dr. Robert La Prade.

Complementando o assunto, o fisioterapeuta do Instituto Wilson Mello Rafael Tambascia falou sobre a Reabilitação no Pós-Operatório da Reconstrução do LCP e Canto Póstero-Lateral. Rafael ressaltou que a reabilitação nesses casos deve ser lenta, com máxima proteção do enxerto/ligamento lesionado. Também destacou a importância de respeitar todas as fases do processo de reabilitação e que o retorno ao esporte no mesmo nível se dá entre 12 e 14 meses.

Na discussão de artigos científicos, o R4 Fabiano Alves apresentou o artigo Tibial Slope Strongly Influences Knee Stability After Posterior Cruciate Ligament Reconstruction”, seguindo dentro do mesmo tema do encontro.

O Grupo do Joelho de Campinas é presidido pelo Dr. Wilson Mello e o responsável por convidar os médicos palestrantes e fazer a programação científica é o Dr. Guilherme Amaral. Já o fisioterapeuta Freddy Beretta cuida da programação e dos convidados da área de reabilitação e o Dr. Gustavo Campos seleciona os artigos científicos.

A Reunião de Revistas acontece sempre todas as terças-feiras do mês com início às 19h30 no Vitória Hotel, em Campinas, e conta com o apoio da Attis Medical.


Veja Mais

15º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas é um sucesso

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso