Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Terapia celular nas lesões da cartilagem e novidades em femoropatelar

Dois temas bem interessantes foram apresentados ontem na Reunião de Revistas do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas, que mais uma vez foi online. De Melbourne, na Austrália, onde faz seu pós-doutorado, o fisioterapeuta Dr. Danilo de Oliveira Silva falou sobre “Dor femoropatelar além da estrutura: impacto de fatores psicossociais em desfechos clínicos”, mostrando vários trabalhos sobre esse assunto.

Na área de Ortopedia, o Dr. Alessandro Zorzi, do Departamento de Ortopedia da Unicamp, falou sobre “Terapia celular nas lesões da cartilagem”, área em que atua e vem pesquisando e que ganha cada vez mais atenção dados os estudos internacionais mostrando resultados promissores.

Para o vice-presidente do Grupo, Dr. José Francisco Nunes, técnicas e procedimentos novos são sempre importantes de serem abordados na reunião, mesmo que ainda não façam parte do arsenal usado pelos médicos participantes.

Já o presidente, Dr. Wilson Mello, fez um comparativo lembrando de quando começaram a fazer artroscopia no Brasil. “Diziam assim: para que olhar no buraco da fechadura se você pode abrir a porta”, mas com o desenvolvimento da técnica há muitos anos as cirurgias não são mais abertas.

Ou seja, o futuro é de mudanças e a terapia celular é algo que virá para ficar!

Artigo científico

Além das duas aulas, a Reunião teve a apresentação do artigo científico “Cartilage repair surgery prevents progression of knee degeneration”, feita pelo Dr. Michael Davyson Gonçalves de Lima, R4 da PUC-Campinas/Instituto Wilson Mello e Clínica Nunes. O artigo foi bem interessante e relacionado ao tema de reparação da cartilagem.

A programação da Reunião do Grupo do Joelho é feita pelo Dr. Gustavo Campos e Dr. Rodrigo Vasconcelos. O apoio é da Attis Medical.


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso