Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Retorno presencial tem aulas e treinamento hands-on

Foi muito bom o retorno presencial à nossa Reunião Científica ontem à noite, no Vitória Hotel, em Campinas. Tivemos a grata satisfação de receber o Dr. José Leonardo Rocha de Faria, membro do Grupo de Cirurgia do Joelho do INTO, que trouxe uma novidade na abordagem da cirurgia de menisco ao apresentar aula sobre “Sutura meniscal contínua: um novo conceito em reparo meniscal”.

Trata-se de um conceito em que a sutura meniscal é realizada de forma contínua e não individualmente como na tradicional. É uma técnica nova desenvolvida pelo palestrante, que após a aula fez uma demonstração da sutura na prática, realizando com os médicos presentes um treinamento hands-on em modelos anatômicos.

Na aula de fisioterapia, o Dr. Rodrigo Vasconcelos, do Instituto Wilson Mello/Cinetics Physio, apresentou uma excelente aula sobre “Atualizações em reabilitação da sutura meniscal”.

Já o R4 da PUC-Campinas Dr. Matheus Stábile O. M. Sawan foi o responsável pela apresentação do artigo científico, uma revisão sistemática sobre o uso de ácido tranexâmico na redução da perda sanguínea em osteotomia do joelho.

Apesar do retorno presencial, o GEJC teve a iniciativa de transmitir a aula pelo Google Meet para quem não pôde comparecer ou é de outras regiões.

O coordenador da reunião, Dr. Gustavo Constantino, ressaltou que o formato híbrido deve ser mantido, mas fez o convite para que todos participem presencialmente das próximas reuniões porque o encontro presencial é incomparável.

A reunião de ontem contou com a presença do presidente do GEJC, Dr. Wilson Mello, do vice-presidente, Dr. José Francisco Nunes, e do diretor Dr. Wander Brito.

A Reunião Científica do GEJC conta com o apoio da Attis Medical e da Síntegra.


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso