Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

GEJC encerra reuniões de 2019 discutindo ATJ

Duas importantes aulas foram apresentadas ontem, 15/10, na última reunião de Revistas do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas de 2019. O tema foi a Artroplastia Total de Joelho (ATJ) com a presença do convidado Dr. Idemar Monteiro da Palma, um especialista no assunto, que veio do Rio de Janeiro para mais uma vez compartilhar com o Grupo sua experiência em cirurgias complexas de ATJ.

Com uma experiência de 32 anos no Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (INTO), do Rio, e atualmente como chefe do Grupo do Joelho do Hospital Rios d’ Dor, Dr. Idemar mostrou alguns casos complicados e também reforçou pontos cruciais na ATJ, destacando que um bom planejamento cirúrgico é essencial para o sucesso do procedimento e que na maioria das vezes a falha da ATJ acontece por erro técnico.

Na área de reabilitação, o coordenador da Fisioterapia do Instituto Wilson Mello/ Physio & Science, Dr. Rodrigo Vasconcelos, falou sobre “Quais as evidências atuais do papel da fisioterapia no pré e pós-operatório de ATJ”. Sua aula também abordou o protocolo do Instituto Wilson Mello, onde no pré-operatório é feita a avaliação funcional do paciente. Já no pós-operatório são realizadas de 12 a 20 sessões de fisioterapia supervisionada e o restante delas o paciente executa em casa seguindo vídeos de orientação feitos pela equipe. Após 12 meses, ele retorna para a avaliação funcional e assim é possível ter uma resposta exata do resultado cirúrgico, tanto em relação à dor quanto à função.

A Reunião do Grupo do Joelho também teve a discussão do artigo científico “Keblish’s lateral surgical approach enhances patellar tilt in valgus knee arthroplasty”, apresentado pelo R4 Dr. Cassio Lucas Dias do Prado. Esse artigo foi publicado na RBO, em 2016, tendo como um dos autores o Dr. Gustavo Constantino de Campos.

A Reunião do Grupo do Joelho tem coordenação do presidente Dr. Wilson Mello e os responsáveis pela programação são Dr. Gustavo Campos (Cirurgia do Joelho e artigo) e Dr. Rodrigo Vasconcelos (Reabilitação do Joelho).

Agradecemos a todos os colegas que prestigiaram os encontros de 2019 e à Attis Medical pelo apoio. Retornamos em 2020!

 

 


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso