Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Reunião aborda evolução da PTJ e telerreabilitação em OA de joelho

Na sexta Reunião de Revistas de 2021, realizada ontem, o Grupo de Estudo do Joelho de Campinas teve aula de dois convidados: o Prof. Dr. Marcus Vinicius Malheiros Luzo, do Grupo do Joelho e Artroscopia do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina e ex-presidente da SBCJ, falou sobre “PTJ: da Primária à Hinge” e a fisioterapeuta e pesquisadora da UFSCar Jéssica Bianca Aily abordou a "Telerreabilitação na Osteoartrite de Joelho”.

Em sua aula, que encerrou a reunião, Dr. Luzo mostrou a evolução das próteses de joelho e os diversos modelos existentes atualmente e apresentou alguns casos importantes e complexos. Comentou as peculiaridades dos casos e sua abordagem, ouvindo a opinião dos cirurgiões participantes numa boa interação e troca de opiniões.

Já Jéssica demonstrou ser uma visionária sobre telerreabilitação, iniciando sua pesquisa na área em 2017, quando ninguém imaginava que uma pandemia poderia acelerar essa forma de atendimento remoto. Foi uma excelente apresentação e possibilita vislumbrar um novo futuro para pacientes que sofrem com osteoartrite, já que em seus estudos a telerreabilitação demostrou bons resultados, inclusive com depoimentos de pacientes falando da melhora alcançada.

A conclusão do artigo científico apresentado pelo R4 da PUC-Campinas Dr. Marcel Funari Pagianotto “Remnant Muscle Preservation on Hamstring Tendon Autograft During ACL Reconstruction Promotes Volumetric Increase With Biological and Regenerative Potential” foi de que a preservação do tecido muscular nos autoenxertos de flexores promoveu  um aumento volumétrico no diâmetro final do autoenxerto e pode ser melhorado o potencial biológico e regenerativo para a reconstrução do LCA.

O Grupo do Joelho de Campinas agradece aos palestrantes pela contribuição e aos participantes pela presença online na reunião. Em agosto, teremos mais.

Wilson Mello – Presidente do GEJC

José Francisco Nunes – Vice-presidente do GEJC

Gustavo Campos – Coordenador da reunião

 


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso