Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Primeira reunião de 2017 do GEJC tem auditório lotado

O Grupo de Estudo do Joelho de Campinas deu início às Reuniões de Revista 2017 na terça-feira, 21 de fevereiro, com o auditório lotado, todos interessados em aprender um pouco mais com a experiência do palestrante convidado, o Prof. Dr. Arnaldo Hernandez - IOT-USP. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, Dr. Arnaldo apresentou a aula "Lesão de LCA em atletas de alto rendimento: evidências científicas e conduta atual".

Tema de grande interesse para os cirurgiões do joelho, tendo em vista sua alta incidência em atletas, especialmente jogadores de futebol, a lesão do LCA também foi assunto da aula do fisioterapeuta do Instituto Wilson Mello Paulo Teixeira, que falou sobre "Retorno ao esporte pós LCA: onde podemos melhorar?" e do artigo apresentado pelo R4 Pedro Augusto Jaqueto: The Effects of Level of Competition,Sport, and Sex on the Incidence of First-Time Noncontact Anterior Cruciate Ligament Injury.

Depois de apresentar as evidências científicas sobre o tratamento da lesão do LCA em atletas de alto rendimento e de falar sobre sua forma de atuação, Dr. Arnaldo deixou suas considerações finais:

- Conhecimentos de anatomia/biomecânica continuam em evolução.

- Novos conceitos não invalidam todos os conceitos clássicos.

- Técnica: faça o que você sabe fazer bem feito.

- Não existem mágicas na reabilitação.

- Os aspectos psicológicos são pouco estudados.

- O retorno ao esporte é maior (motivação?)

- A prevenção ainda tem sido insuficiente.

A próxima Reunião de Revista do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas será no dia 21 de março, às 19h30, no Vitória Hotel. O evento tem o apoio da Imact Campinas.


Veja Mais

15º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas é um sucesso

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso