Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Revisão de ATJ em 1 tempo: tem lugar?

O ortopedista Dr. João Maurício Barretto, atual presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), e Diretor Científico do Grupo de Cirurgia do Joelho do INTO (RJ), foi o convidado da Reunião de Revistas do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas realizada na terça-feira, 20 de junho.

Em sua aula “Tratamento de infecções em ATJ com tempo único: tem lugar?", Dr. Barretto apresentou casos clínicos e falou da experiência do INTO com uma nova abordagem na revisão de prótese de joelho em um tempo que tem sido realizada desde 2015. Essa nova abordagem é baseada no modelo utilizado pelo serviço do Dr. Thorsten Gehrke, referência em prótese infectada na Alemanha. Ainda sobre essa experiência, Dr. Barretto mostrou os bons resultados e as vantagens da revisão em um tempo.

A Reunião contou também com a aula do fisioterapeuta do Instituto Wilson Mello Rafael Tambascia sobre “Diagnóstico Cinésio Funcional da Osteoartrite Avançada de Joelho”, mostrando com essa avaliação tem sido importante na decisão sobre o melhor tipo de tratamento  para os pacientes do IWMell, e a apresentação do artigo “Optimizing  Pain and Rehabilitation After Knee Artroplasty: A Two-Center, Randomized Trial” pelo novo residente Roger Rudge Ramos.

A Reunião de Revista do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas acontece toda terceira terça-feira do mês, com início às 19h30, no Vitória Hotel. O próximo encontro contará com a participação do Dr. Moisés Cohen.

 


Veja Mais

15º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas é um sucesso

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso