Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Grupo

História do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

O Grupo de Estudo do Joelho de Campinas nasceu de forma espontânea nos anos 80, quando um pequeno grupo de ortopedistas que estava começando a fazer cirurgia do joelho na cidade sugeriu a realização de reuniões de revista no consultório do Dr. Wilson Mello. O objetivo era trocar experiências sobre a especialidade, que dava os primeiros passos no país. Um dos pioneiros era o próprio Dr. Wilson Mello, que acabara de voltar ao país depois de uma temporada nos Estados Unidos, onde havia aprendido com Dr. James Andrews a fazer artroscopoia, o grande boom do momento. 

Nessa época, Dr. Mello, com o apoio do Prof. Marco Amatuzzi e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, organizou no Centro Médico de Campinas dois cursos de artroscopia. 

Em 1995, o grupo, que contava com Dr. Mello, Dr. José Francisco Nunes e Dr. Paulo César Ferreira Penteado, resolveu organizar o III Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas, dando sequência aos cursos realizados na década anterior. 

Em 1996, os Drs. Arthur Telini e Paulo Paes foram convidados a integrar o Grupo de Estudo e participaram ativamente da organização do IV Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas. Em 1997 deram início às reuniões científicas mensais, chamadas Reuniões de Revista. 

Em 1999, integrou-se ao grupo inicial o Dr. Adriano Marchetto e, no ano seguinte, o Dr. Guilherme Amaral. Em 2000, o Grupo de Estudos do Joelho de Campinas passou a ter uma personalidade jurídica registrada. Nesta época, o Dr. José Olavo Moretzshon também já havia entrado para o grupo e foi responsável pela criação da página na internet. Dois anos depois, o ortopedista Wander E. de Brito também se juntou ao grupo, completando a diretoria com nove membros.Em 2016, houve uma alteração na diretoria e dos Drs. José Olavo Moretzhon de Castro e Paulo Paes deixaram a diretoria.

Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas

O Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas é um dos mais importantes eventos da especialidade no país e reúne, a cada dois anos, centenas de participantes vindos de todas as regiões brasileiras. 

O Grupo do Joelho também organiza o Curso de Reabilitação em Cirurgia do Joelho, coordenado pelo fisioterapeuta Rodrigo Vasconcelos. 

Reuniões de Revista

As Reuniões de Revista mensais do Grupo do Joelho reúnem entre 40 e 50 profissionais das áreas de cirurgia do joelho, radiologia e fisioterapia que se deslocam de Campinas e de outras cidades do interior de São Paulo em busca da educação continuada. A cada reunião o grupo recebe um convidado para apresentar uma aula com o tema de sua área de interesse e atuação. A página do Grupo do Joelho na internet também é uma das mais visitadas da especialidade. 

Toda essa atuação tem projetado o Grupo do Joelho de Campinas não só dentro no Brasil, mas internacionalmente, com destaque para a relação de colaboração com o Grupo de Lyon (ALRM), que está sempre presente nos cursos realizados em Campinas.

Assim, o GEJC mantém seu compromisso com a educação continuada na medicina, promovendo os encontros mensais e o Curso de Cirurgia do Joelho a cada dois anos, bem como o Curso de Reabilitação Ortopédica.

15º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas é um sucesso

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso